Nesse post eu serei extremamente realista, vou falar como mãe e Doula com alguma experiência própria e vividas por algumas mães que acompanhei …amamentar não é fisiológico, não é fácil, nem sempre é prazeroso e mesmo com todo o apoio do mundo não é fácil!!!
Não é exagero, não nascemos mães e não sabemos amamentar, da mesma forma que o bebê também não sabem mamar, algumas mulheres dão sorte e tudo é perfeito, mas a grande maioria não!!
Algumas dificuldades que podem ocorrer
- Bebê prematuro com dificuldade de pega
- Bebê a termo com dificuldade de pega
- A pega errada que pode machucar horrores
- Falta de apoio
- Mastite
- Candidíase mamária
- Pitaqueiros de plantão
- E principalmente cansaço e privação do sono
Depois que ocorre a adaptação da amamentação melhora um pouco mas não tudo porque tem outras adaptações, tem bebês que dormem bem e bebês que não, amamentação em livre demanda cansa afinal você fica a disposição do bebê 100% do tempo, é de manhã, de tarde, de noite e madrugada, é em casa, no carro, no mercado, na rua, na chuva, na fazenda ou em uma casinha de sapê!!
É recompensador é, mas cansa muito, não conseguimos dormir o necessário, descansar o suficiente, e ainda somos sugadas literalmente 24 horas por dia, não damos só alimento ao bebê, damos energia e muita energia, amamentar cansa, esgota e literalmente nos leva a loucura e sabe porque?
Porque tudo isso ocorre no pós parto, no momento mais frágil da sua vida, onde você não está mais grávida e os hormônios caem no chão, você precisa se habituar a nova rotina com um bebê em casa, se tiver alguém para te ajudar pode ser um pouco melhor, mas se você não tiver ajuda pode ser insano, afinal cuidar de um bebê, alimenta-lo, se alimentar, cuidar da casa no geral definitivamente não é fácil e se você tiver filho mais velho pequeno então pode colocar uma carga extra nas costas pois além de tudo isso temos os nossos medos, culpas, frustrações….ahhhh e mais, você pode fazer tudo certinho vai ter sempre um filho de Deus que vai te julgar e te apontar o dedo, e mesmo assim aos olhos da sociedade você terá que aguentar afinal foi você que escolheu.
Infelizmente a realidade é essa, ser mãe é lindo e maravilhoso mas é punk, tem tantos poréns e contra tempos que no início por mais que tentamos ser otimistas e olhar só o lado bom da situação, o lado não tão bom assim se sobressai.
Se prepare para o parto, se prepare para a amamentação mas principalmente se prepare para a maternidade, cada fase é uma e aquela respirada mesmo só depois dos primeiros mil dias, sim amoras, com 3 anos que começamos a respirar, claro que cada caso é um caso mas no geral sim, pois é aí que o cordão começa a ficar mais largo, eles estão mais independentes e nós também!!
Dica: Se tiver quem te ajude aproveite bem os vale night, se não tiver ninguém aproveite bem os finais de semana para compensar o cansaço e turbilhão da semana.
Se prepare para amar como nunca amou antes, para chorar como nunca chorou antes,para ter medo da perda, se prepare para lidar com seus instintos mais loucos, é normal e super compreensivo.
Ninguém vai sentir essa mudança tão drástica como você, é tudo nas nossas costas, por mais que você tenha ajuda o cordão do filho é com a mãe, você vai querer matar muitos mas passa risos.
A realidade não é fácil, não é um conto de fadas e nem novela, o buraco é bem mais embaixo mas não se sinta só, não sinta vergonha de admitir que é difícil você não é a primeira e nem será a última, e precisamos falar sobre isso sim, a maternidade não é fácil!
Maternidade é solidão, é cabelo bagunçado, dentes por escovar, olheiras, cheiro de leite, mau humor, cansaço, fome, medo, responsabilidade, amor, alegria, carinho, paciência, compreensão enfim uma bata miscelânea de sentimentos e saber lidar com isso é que são elas.
Quem vos fala é uma mãe que teve seu primeiro pós parto sozinha e foi punk com depressão pós parto, e hoje vive tudo novamente da mesma forma e lutando com unhas e dentes com seus sentimentos e emoções e falando a real pra vocês quem sabe eu ajudo a amenizar um pouco!!
Dica: Conversar, desabafar, escrever ajuda muito, existem muitas na mesma situação e elas sempre nos acolhem com muito amor e carinho… gratidão a todas que estão sempre me acompanhando nessa loucura real que é a maternidade!!
Abraços e beijos em todas as mamães e futuras mamães