Primeiramente meu papel aqui não é julgar ninguém, e sim informar e explicar, e dar o apoio necessário para que todos entendam os benefícios da amamentação exclusiva e prolongada para mães e bebês ❤
O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos 6 primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo inclusive água, com fatores de proteção comum na infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao organismo da criança!
Não vou dizer aqui que amamentar é fácil porque não é, mas por experiência própria se estivermos munidas de informações, é bem melhor, outra coisa que muitos não acreditam, o fator estresse, ansiedade e psicológico influência muito no sucesso da amamentação, sendo assim, não escute os pitacos alheios, confie em você, descanse sem dó, não se sinta obrigada a nada e caso precise de ajuda não se sinta mal, peça ajuda, procure uma consultora em aleitamento materno ou o banco de leite da sua cidade!
O leite materno tem o poder imunológico, não deixe de amamentar seu filho agradece!
Não ofereça mamadeiras/chupetas ou bicos de silicone, eles fazem com que o bebê faça confusão de bicos, os músculos trabalhados com os bicos artificiais não são os mesmo que o do peito e automaticamente ocasiona o desmame precoce.
Não há evidências de que exista alguma vantagem na introdução precoce de outros alimentos que não o leite humano na dieta da criança. Por outro lado, os relatos de que essa prática possa ser prejudicial são abundantes.
O sistema digestivo e o rim da criança pequena são imaturos, o que limita a sua habilidade em manejar alguns componentes de alimentos diferentes do leite humano. Devido a alta permeabilidade do tubo digestivo, a criança pequena corre o risco de apresentar reações de hipersensibilidade a proteínas estranhas à espécie humana.
O aleitamento materno está além do beneficio de não prejudicar a correta formação da arcada dentária e evitar problemas ortodônticos. Quando se fala em amamentar, fala-se em preservação de todo o sistema estomatognático e suas funções vitais: Sucção, mastigação, deglutição, fonação e, principalmente respiração!
A língua é formada por um grupo muscular. O bico da mamadeira não exercita adequadamente este grupo muscular que fica hipotônico pela ausência de trabalho. Essa hipotonia repercute na mastigação, na deglutição, na fala na oclusão e na respiração!
A Pega Correta
Primeiro não importa o tipo de seio ou bico que você tem, o bebê mama a areóla e não o bico, aliás se ele pega somente o bico você terá fissuras, dores, não irá estimular a produção de leite e há um grande risco de desmame.
Aréola toda na boca do bebê ou boa parte dela, boca de peixinho, ou seja, os lábios voltados para fora, se os mamilos forem grandes dar maior atenção a parte inferior, ela terá que estar mais na boca do bebê que a superior. A língua do bebê na pega correta fica esticada, colocada para frente, na pega incorreta fica para trás por isso não ocorre a ordenha!
A amamentação exclusiva até o 6 meses é importantíssima e necessária, mas a prolongada também e a melhor forma de fazer isso é não ouvir o pitaqueiros de plantão e fazer cara de alface!
” As crianças que mamam no peito após um ano de idade, no mínimo duas vezes ao dia, conseguem garantir pelo menos 40% das necessidades nutricionais diárias” explicou a coordenadora da Política Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Sônia Salviano.
Logo mais mais posts, sobre a importância da ordenha, e a livre demanda!